Música em Percurso – MEP

Música em Percurso resulta de movimentos, de um lado, da música como processo e produto da construção simbólica do tempo e do espaço de existência do homem e, de outro, do percurso dessa mesma música nas trilhas da formação, da educação, do currículo, da educação musical na educação básica, cruzando os campos artístico e educacional. O Grupo de Pesquisa pretende agregar desde acadêmicos das graduações, particularmente, em Música e Educação, até os da pós-graduação (lato e stricto sensu). Para tanto, oportunizará o envolvimento com a pesquisa e a escrita científica desde a Iniciação Científica, os Trabalhos de Conclusão de Cursos, as Dissertações de Mestrado (Mestrado Profissional em Artes -PROF-ARTES). Acresce-se a isso, o estabelecimento de calendário de reuniões para estudos e debates, bem como a organização de eventos de pesquisa e extensão.

=================
Linhas de pesquisa:

  • Formação Docente: o Estágio como espaço de formação e para onde as práticas musicais (curriculares) são direcionadas e objetivadas na forma de oferecimento de conteúdos musicais e sua forma de ensino. Nesta linha as práticas de estágio e os documentos delas resultantes serão fontes para análises.
  • Projetos e Práticas Curriculares: os documentos que orientam as práticas e planos curriculares e as formas como repercutem nos espaços de educação musical, especialmente no contexto da educação básica, são fontes e objetos de análises dessa linha, na perspectiva de se entender como o percurso entre a elaboração de documentos e planos vão ganhando diferentes manifestações na ação do professor de música.
  • Escola, Currículo e Música: Esta linha tem reação com o diálogo que se estabelece entre a escola e a sociedade na qual se insere, que define e legitima práticas musicais curricularizadas, isto é, seleção de conhecimento e a organização de sua transmissão.

=================

Líder do Grupo de Pesquisa: Prof. Dr. Manoel Camara Rasslan

Os encontros de estudo do MEP acontecem mediante cronograma fixado e as pessoas interessadas em participar devem entrar em contato por e-mail para maiores informações.

Outras informações: