Curso preparatório do ProfArtes é concluído na UFMS
Foi concluída, na manhã deste sábado, a ação de extensão “Mapeando percursos para o Mestrado Profissional em Artes”, realizada nos dias 28 de junho, 5 e 12 de julho, no Bloco 8 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.
A proposta, que integra o projeto de extensão “Arte, pesquisa e epistemologias”, coordenado pelo Professor Paulo César Antonini de Souza, contemplou neste segmento, especificidades do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes/FAALC), e teve como objetivo apresentar os fundamentos, as exigências e as especificidades do ProfArtes em Rede Nacional, com foco na construção de projetos de pesquisa ancorados na prática docente.

Registros do módulo – Reconhecer o caminho da pesquisa a partir da docência – 28/06/25
Organizada em três encontros presenciais, a ação contou com a participação de docentes da UFMS vinculados ao ProfArtes, estudantes da graduação e da pós-graduação, integrantes do grupo de pesquisa NINFA (CNPq), além de egressas e egresso do programa. Com muito diálogo, exemplos e envolvimento de todo o grupo que integrou a organização da ação, as atividades abordaram as diferenças entre mestrado profissional e acadêmico, a estrutura curricular do ProfArtes, os elementos do projeto de pesquisa e do memorial descritivo, as abordagens metodológicas e os vínculos possíveis com os grupos de pesquisa.

Registros do módulo – Construindo projetos de pesquisa em arte na educação básica – 05/07/25
Além de possibilitar orientações específicas às futuras candidatas e candidatos, a partir da análise da procura e do envolvimento identificado pelo interesse do público em participar da ação, e considerando a demanda observada durante sua realização, a equipe docente do PPGArtes/UFMS, pode reavaliar o plano de ação para 2026 e reorganizou a oferta de vagas para o próximo edital de ingresso ao Curso de Mestrado no ProfArtes da UFMS.

Registros do módulo – Plano, projeto e compromisso na orientação da pesquisa – 12/07/25
A ação de extensão “Mapeando percursos para o Mestrado Profissional em Artes” reforça o compromisso do programa com a formação continuada de docentes da educação básica, que ofertada aos sábados pela manhã, intensifica práticas que articulam ensino, pesquisa e extensão.
Registra-se o nosso agradecimento à equipe gestora das escolas que viabilizaram a participação das professoras e dos professores da educação básica nesta ação formativa. Parcerias dessa natureza e o compromisso com a valorização da formação continuada são indispensáveis em direção ao fortalecimento de políticas públicas voltadas à pós-graduação stricto sensu em Artes.