Divulgação: encontros de estudo NINFA/UFMS

Postado por: Paulo Antonini

Divulgação do cronograma de estudos do Grupo de Pesquisa Núcleo de Investigação de Fenomenologia em Artes (NINFA/UFMS). Os encontros acontecem no modo remoto, todas as sextas-feiras, das 10h às 12h no horário de MS.

  • Para saber mais sobre o que é um Grupo de Pesquisa, clique aqui.
  • Para receber o link de acesso da Sala Virtual, envie um e-mail de apresentação e interesse para ninfa2014pesquisa@gmail.com

– – – – – – – – – – – – – * – – – – – – – – – – – – –  * – – – – – – – – – – – – –

19/03- Construção do Cronograma do primeiro semestre de 2021.

26/03- FREIRE, Paulo. A dialogicidade: essência da educação como prática da liberdade. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 44-57

02/04– Feriado (dia não letivo) – Assistência do documentário Atlântico Negro

09/04- MERLEAU-PONTY. O primado da percepção e suas consequências filosóficas. Papirus: São Paulo, 1990. p. 41-94

16/04- ROCHEFORT, Carolina C. Capítulo II: Corpo Matriz. In: ______. A marca corporal como registro de existência e a pele como superfície de experiência: o contato como paradigma para as imagens impressas do corpo. 2010. Tese (Mestrado em Artes Visuais) Instituto de Artes, Universidade Federal do rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010, p. 65 a 92.

23/04- LARROSA, Jorge. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, M. V. (Org.). Caminhos Investigativos: Novos olhares na pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 133-160.

30/04- KILOMBA, Grada. Quem pode falar: falando do centro, descolonizando o conhecimento. In:__. Memórias da plantação – episódios de racismo cotidiano. 1ed. Rio de Janeiro, editora Cobogó, 2019.p.47-69. / JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada.10.ed- São Paulo: Ática, 2014. Diários a serem estudados: 1955 (15/07, 18/07, 19/07, 21/07, 28/07) 1958 (02/05, 10/05, 13/05, 16/05, 19/05). / WOOLF, Virginia. O sol e o peixe: prosas poéticas. Autêntica: São Paulo, 2015, p. 101-109.

07/05- Diálogo remoto com a Profa. Dra. Cristina Híjar González (CENIDIAP-México) – Arte y Política na América Latina.

14/05- CAZNOK, Yara. A unidade dos sentidos. In: ______. Musica: Entre o audível e o visível. 2 ed. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Funarte, 2008. p.103-133

21/05- SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. 2°ed. Editora Unesp, 1986. p.7-46

28/05- SOARES, Carmen. Imagens da educação no corpo. São Paulo: Editora Autores Associados, 1998. p. 03-31

04/06- Feriado (dia não letivo)

11/06- MARTINS, Joel; BICUDO, Maria Ap. V. Enfoques da pesquisa qualitativa em psicologia da educação. In: ______. A pesquisa qualitativa em Psicologia: fundamentos e recursos básicos. São Paulo: Centauro, 2005, p. 27-40.

18/06- HAN, Byung-Chul. A Salvação do Belo. Vozes Limitada: São Paulo, 2019.

25/06- SIMÃO. Selma Machado. Os trânsitos da produção visual da arte popular no cenário artístico brasileiro contemporâneo. R. Inter. Interdisc. Art&Sensorium, Curitiba, v.7, n.1, p. 180 – 198, Jan.- Jun. 2020

02/07- CAMNITZER, L. Texto preparado por Luis Camnitzer para la IV Semana de la Educación Artística – Chile 2016. Disponível em: http://semanaeducacionartistica.cultura.gob.cl/wp-content/uploads/2017/03/texto-luis-camnitzer.pdf. Acessado em: 19 março 2021

09/07- WOLTERSTORFF, Nicholas. Os mundos. In: Works and Worlds of Art. Tradução para uso didático de William Teixeira. New York: Oxford University, 1980

Compartilhe:
Veja também