Corpo sendo: grupo de pesquisa em práticas somáticas e performativas na Técnica Klauss Vianna

O grupo se propõe a acolher e fomentar as investigações surgidas no âmbito das pesquisas docentes e discentes referentes à prática da Técnica Klauss Vianna, afim de investigar potenciais articulações e atualizações poéticas dos desdobramentos criativos e pedagógicos dessa técnica de dança e educação somática. Enquanto grupo de pesquisa prático-teórico, visa aprofundar o estudo e experimentação de princípios de trabalho sobre o corpo e o movimento sensível desenvolvidos pela família Vianna, apoiados na indissociabilidade entre técnica e criação, sala de aula e cena, entre práticas artísticas e pedagógicas. Propõe-se ainda a um diálogo com as linhas de ações desenvolvidas pelo Núcleo Fuga – coletivo que investiga as interações entre dança, performance e teatro – buscando o olhar e o atravessamento do campo da performance articulado aos princípios da TKV trabalhados pelo núcleo. O grupo de pesquisa desenvolve suas atividades no contexto dos cursos de Artes Cênicas, Dança e Teatro da UEMS.

=================
Linhas de pesquisa:

Núcleo Fuga! – Núcleo Fuga! é um espaço de experimentação transdisciplinar que explora contaminações poéticas entre as linguagens da dança, do teatro e da performance. A pesquisa prática desta linha busca criar encontros entre diversas/os artistas e pesquisadoras/es acerca dos imbricamentos entre a prática artística e a pesquisa acadêmica, primando por uma noção de coletividade que prevê a diferença enquanto postura ética.
Práticas artísticas e pedagógicas entre a dança, educação somática e a performance – Esta linha tem como objetivo interseccionar e aprofundar as pesquisas que mantêm diálogo com a Técnica Klauss Vianna e a performance – e que se estendem desde a sala de aula à cena – buscando potencializar as ações de formação das/os futuras/os artistas educadoras/es do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas, Dança e Teatro da UEMS em suas múltiplas vertentes de atuação.

=================

Líder do Grupo de Pesquisa: Profa. Dra. Dora de Andrade

Os encontros se realizam todas às sextas das 9:30 às 12h.e as pessoas interessadas devem entrar em contato por e-mail para maiores informações.

Outras informações: