Ensino e Aprendizagem em Artes Visuais

O grupo de pesquisa tem como objetivos: apoiar o desenvolvimento de pesquisas no campo do ensino de artes, com foco nas artes visuais; Promover estudos sobre o processo de ensino e aprendizagem em artes visuais, com ênfase em práticas pedagógicas interdisciplinares, metodologias de ensino e processos de criação; Desenvolver estudos sobre práticas e concepções de ensino e aprendizagem em arte visando a articulação entre arte, cultura e inclusão.

=================
Linhas de pesquisa:

  • Artes Visuais, Educação Especial e Processos Inclusivos: Desenvolver estudos sobre trabalho pedagógico do professor de artes visuais para alunos com necessidades educacionais especiais, com foco em metodologias de ensino. Fomentar o desenvolvimentos de processos educativos inclusivos no ensino de artes visuais, em espaços formais e não formais.
  • Arte Visuais, Escola e Cultura: Refletir sobre objetos artísticos, considerando aspectos mais profundos da aparência visual, compreendendo a arte de uma época, como produto de uma complexa rede de relações humanas. Compreender o modo como a sociedade ressignifica objetos, provocando reflexões críticas sobre valores e representações sócio-culturais, problemati­zando-os ou rompendo com eles. Compreender processos educativos e culturais na escola.
  • Formação de professores de artes visuais: Analisar políticas de formação de professores de artes visuais, numa abordagem historiográfica, visando a constituição de uma base de dados e mapa da formação de professores.
  • Práticas pedagógicas em artes visuais: Promover estudos sobre práticas pedagógicas do professor de artes visuais, em escolas da educação básicas. Desenvolver propostas pedagógicas que contribuam para o processo de ensino e aprendizagem em artes visuais.
  • Vigotski fundamentos e práticas de ensino, arte e emancipação humana: Fundamentar o estudo do ensino em geral e particularmente o ensino de artes visuais na Psicologia Histórico-Crítica, com prioridade na arte contemporânea para pessoas que tiveram seus direitos sociais negados. Relacionar o ensino, a arte e a emancipação humana delimitando o objeto da pesquisa nos três focos juntos ou cada um isoladamente. Aborda a Psicologia Histórico-Crítica que tem em Vigotski seu maior expoente, articulada com a Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani.

=================

Líder do Grupo de Pesquisa: Profa. Dra. Vera Lúcia Penzo Fernandes

As reuniões do grupo de pesquisa acontecem às sextas-feiras, das 15h30 às 17h. As pessoas interessadas podem entrar em contato por e-mail para maiores informações.

Outras informações: