X Colóquio e V Seminário – inscrições abertas
Estão abertas ao público em geral as inscrições para o X Colóquio de Pesquisas em Fundamentos, Poéticas e Ensino de Artes Visuais e o V Seminário do Mestrado Profissional em Artes
O evento, que neste ano também comemora os 45 anos de criação dos cursos de Artes Visuais na UFMS, se inicia no dia 24 de novembro às 19h, com a roda de conversa Poéticas do Aqui – Artes Visuais em Campo Grande/MS, formada por estudantes egressos/as dos cursos de Artes Visuais, e apresenta as impressões desses e dessas artistas a respeito de sua formação e da atuação profissional na área.
Dentre as atividades no evento, destacamos as Sessões Públicas de Comunicações Orais de Projeto de Pesquisa 2025, a roda de conversas Vivências da Pós-Graduação, protagonizadas por estudantes e egressas do Curso de Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional – ProfArtes, e a mesa com docentes que coordenam Grupos de Pesquisa CNPq vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Artes da FAALC/UFMS.
Quarta-feira – 26 de novembro de 2025
Mesa-redonda com apresentação de pesquisas, projetos e atuação dos Grupos de Pesquisa CNPq:
8h30 – 11h
- “Grupo de Pesquisa Pensar o Desenho” – Profa. Constança Maria Lima de Almeida Lucas
- “Núcleo de Investigação de Fenomenologia em Artes – Ninfa” – Prof. Paulo César Antonini de Souza
- “Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Artes Visuais – GPENAV” – Profa. Vera Lúcia Penzo Fernandes
- “Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Arte Latino-americana – GEPALA” – Profa. Simone Rocha de Abreu
Quinta-feira – 27 de novembro de 2025
Sessão 1: 8h – 12h
- Jefferson Barreto – Autorretrato. – (Artes Visuais)
- Olivia Hortega de Oliveira – POSSIBILIDADES PRÁTICAS DO ENSINO DE ARTE E CULTURA INDÍGENA: no contexto de escola de tempo Integral do ensino fundamental. – (Artes Visuais)
- Gabriel Tavares Rodrigues Brito – CARNAVAL E ENSINO DE ARTES VISUAIS: uma investigação do fenômeno da criação com estudantes do 9º ano. – (Artes Visuais)
- Andreia Monteiro – ARTES VISUAIS INDÍGENAS: perspectivas e práticas na arte-educação de abordagem decolonial. – (Artes Visuais)
- Ryan Paes de Oliveira – Omolu no ensino de arte – (Artes Visuais)
- Lucas Herreira da Silva – O FUNK NA EDUCAÇÃO: possibilidades de aplicação do funk como ação educacional em rodas de danças populares brasileiras – (Artes Cênicas)
- Jonatas Robson Simões Moreira – Impacto da dança como arte no ensino médio de tempo integral para os alunos indígenas da aldeia Lagoinha – (Artes Cênicas)
- Victor Hugo Naglis Vieira – APROXIMAÇÕES ENTRE ARTE REGIONAL E TDIC: uma proposta para o município de Jaraguari/MS a partir da obra de James Vieira Cáceres. (Artes Visuais)
- Lucas de Oliveira Alves – A leitura dramática como ferramenta de ensino com estudantes do 5º Ano da Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão na cidade de Três Lagoas/MS – (Artes Cênicas)
- José Martins Ramos Neto – TEATRO E ANCESTRALIDADE: potencializado oralidades por meio de práticas cênicas. – (Artes Cênicas)
Sessão 2: 13h – 17h
- Roselene Guimarães – Emoção no Ensino das Artes Visuais. – (Artes Visuais)
- Renata dos Santos – Arte Contemporânea no Ensino de Arte. – (Artes Visuais)
- Rodrigo Alves Ferreira – A produção cinematográfica na formação de capital cultural. – (Artes Cênicas)
- Edna Souza Olive – Conexões entre tecnologia e pintura com terras do Pantanal no ensino de artes visuais. – (Artes Visuais)
- Chesta Alves – ENTRE A TERRA E A CULTURA: a cerâmica como prática de mediação educativa em uma escola agrícola. – (Artes Visuais)
- Renata Lopes Meneghel – TRANSGRESSÕES DE UM NARIZ VERMELHO: relato de uma professora-palhaça na escola. – (Artes Cênicas)
- Jonatas Nogueira Paz – ENTRE ENSAIOS E VÍNCULOS: o engajamento escolar a partir da prática de banda sinfônica. – (Música)
- Elys Cristina Alencar de Almeida Canela – EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA : experiências coletivas para formação integral. – (Música)
- Gabriela Bezerra Figueira Lima Machado – A EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: reflexões sobre o processo de confecção e uso de tintas nas aulas de arte – (Artes Visuais)
- Gabriela Simões Lima – Implementação da Musicalização para Bebês de 0 a 3 Anos em Escolas Públicas de Educação Infantil de Campo Grande/MS (Música)
Sexta-feira – 28 de novembro de 2025
Roda de Conversa: Vivências da Pós-Graduação – 8h30 – 11h30
Egressas e egressos do Mestrado em Artes no Estado de Mato Grosso do Sul compartilham suas experiências acadêmicas, destacando desafios e oportunidades.
-
- Prof. Ms. Alex Barbosa de Lima (Música)
- Prof. Ms. Eduardo Rellyson Menezes Araújo (Artes Cênicas)
- Prof. Ms. Hudson de Souza Campos (Música)
- Profa. Ma. Renata Soares de Oliveira Angelozi (Artes Visuais)
Além dessas, há outras atividades envolvendo Pesquisa em Arte que valem a pena ser conferidas.
O evento é gratuito e aberto ao público em geral.
Em razão do espaço das salas, algumas atividades têm poucas vagas. Faça sua inscrição.
Para mais informações e programação completa: [acesse o site do evento]
