Grupos de Pesquisa

Um Grupo de Pesquisa, em acordo com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (2020) se constitui por um conjunto de pessoas interessadas no desenvolvimento de atividades de investigação científica, organizadas em torno de tema/aporte/filosofia comum a todo o grupo, que pode se ordenar por linhas específicas. Nos encontros de estudo dos grupos de pesquisa, seus membros compartilham de forma material e/ou virtualmente: equipamentos, instalações, e principalmente experiências que objetivem auxiliar o desenvolvimento das investigações no campo ou área em que se encontram reunidos.
Nesse sentido, as investigações orientadas e desenvolvidas junto ao grupo, podem ser de caráter teórico, exploratório, aplicado. Com auxílio de fontes referenciais que ordenam as diversas etapas de uma pesquisa e as reuniões de trabalho de seus integrantes, a existência dos grupos de pesquisa possibilitam, como apresenta Kiane (2019) com aporte teórico de Von Wangenheim et al. (2001) e Lichtnow (2001):

  • realização de encontros para apresentação e discussão de ideias;
  • estudos literários, envolvendo base de dados e fontes variadas de conhecimento;
  • a elaboração, organização e desenvolvimento de projetos de pesquisa;
  • desenvolvimento de metodologias;
  • desenvolvimento de protótipos;
  • a escrita científica e publicação das pesquisas em desenvolvimento ou finalizadas;
  • a cooperação e parceria com outros órgãos ou grupos de pesquisa;
  • a participação e organização de eventos e conferências na área relacionada ao grupo;
  • o desenvolvimento de materiais ou tutoriais que contribuam para as práticas de ensino.

Para integrar um Grupo de Pesquisa a pessoa deve ter Currículo Lattes e a intenção de se envolver de modo responsável e profissionalmente com a atividade de pesquisa. Considerando essas características, espera-se que a liderança do grupo seja realizada por uma pesquisadora ou um pesquisador com título de doutorado, somada também à presença e cooperação de estudantes da graduação, estudantes da pós-graduação e técnico(a)s do nível superior, além de pessoas da comunidade interessadas em integrar uma rede investigativa.
Com cadastro formalizado junto ao CNPq e com certificação da Instituição em que sua/seu líder exerce as atividades de ensino, pesquisa, extensão, o objetivo comum do público que integra um Grupo de Pesquisa, como se observa, volta-se tanto para desenvolvimento acadêmico quanto para a descoberta, compreensão, potenciais soluções, envolvendo questões que movimentem de modo significativo seus integrantes e sua comunidade de origem ou interesse. Para maiores informações, você também pode consultar o site da CNPq, aqui.
O grupo de docentes do Prof-Artes na UFMS, coordena Grupos de Pesquisa, cujas informações fundamentais podem ser encontradas no menu da página ou clicando no título de cada um deles:

Pessoas que têm o interesse ou a curiosidade em ampliar seu campo teórico ou ainda em seguir a formação acadêmica na pós-graduação, podem consultar os espelhos dos grupos e os objetivos de cada um deles, de maneira a ampliar as perspectivas e iniciar ou fortalecer o caminho epistemológico para o seu envolvimento com a pesquisa.

Paulo César Antonini de Souza

Referências:
CNPQ. O Diretório. Dísponível em: <http://lattes.cnpq.br/web/dgp/o-diretorio>. Acesso em: 27 julho de 2020.
KIANE, R. Você sabe o que fazem os grupos de pesquisa? Dísponível em: <http://via.ufsc.br/>. Acesso em: 28 de julho de 2020.
LICHTNOW, D. Desenvolvimento e implementação de um protótipo de ferramenta para gestão do conhecimento em grupos de pesquisa. 2001. 164 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Computação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.
VON WANGENHEIM, C. G. et al. Supporting knowledge management in university software R&D groups. In: International Workshop on Learning Software Organizations. Springer, Berlin, Heidelberg, 2001. p. 52-66.